A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a APA – Administração do Porto de Aveiro foram as entidades portuguesas que integram o projecto PROPOSSE – Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, projecto co-financiado com fundos FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional do Espaço Atlântico 2007-2013, aprovado pela Comissão Europeia em 20 de Setembro de 2007.
O Espaço Atlântico é um território de cooperação transnacional, que inclui todo o território da Irlanda, as regiões atlânticas de Portugal, de Espanha, de França e do Reino Unido.
O PROPOSSE é constituído por um conjunto de entidades parceiras designadamente, de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido, tendo sido liderado pelo Porto de Gijón (Espanha) e contou com a parceria do Porto de Aveiro, da AIDA, da Câmara de Comércio de Oviedo, do Porto de Poole (Reino Unido), da Marina Southeast (Reino Unido), do Porto de Cork (Irlanda), do Porto de Le Havre (França), e do CRITT – Transport & Logistic (França).
PROPOSSE teve como objectivo principal a promoção do transporte marítimo de curta distância, entre os países e respectivas regiões participantes, como uma alternativa real a outros meios de transporte de mercadorias, através de uma cooperação estreita entre os portos e as entidades representativas do tecido empresarial.
Para atingir este propósito, foi analisada quer a oferta de serviços de transporte marítimo de curta distância disponíveis, quer a potencial procura por parte das empresas, realização de Planos Estratégicos do Transporte Marítimo de Curta Distância para cada sector chave identificado, incluindo a definição de infra-estruturas logísticas e correspondentes modelos de gestão.
A longo prazo é expectável que com este projecto, obter um maior conhecimento das cargas transferidas, proporcionar esquemas de cooperação sustentável e duradoura entre os portos do Atlântico e o sector privado, melhorar a imagem dos portos como meios da cadeia de transporte intermodal e como elementos relevantes para o desenvolvimento regional, e criar novas oportunidades de negócio ligadas ao incremento do transporte marítimo de curta distância.
O projecto iniciou em Março de 2009 tendo sido realizadas as actividades de caracterização da oferta dos serviços de SSS no Arco Atlântico, envolvendo a realização de entrevistas aos 20 principais armadores que operam no segmento de SSS, e de elaboração do estudo de mercado dos hinterlands dos portos parceiros, com a identificação de oportunidades de captação de fluxos para o transporte marítimo.
Posteriormente foram efectuadas as entrevistas aos operadores logísticos e às associações sectoriais, cuja finalidade foi reunir informação sobre os fluxos de mercadorias e avaliar as necessidades quanto aos serviços logísticos complementares das PME e dos operadores logísticos, identificando um eventual potencial para novas rotas, bem como, a existência de procura suficiente para persuadir as empresas de navegação, a investir e manter essas rotas.
Das diversas acções de promoção realizadas pela AIDA e pela APA, entidades portuguesas que integram o projecto PROPOSSE, salientam-se o Workshop para Apresentação do Estudo de Mercado dos Fluxos de Mercadorias entre os portos do projecto que contou com a presença de 53 participantes, realizado em Março 2011.
Esta iniciativa incluiu uma visita ao Terminal de Contentores/Ro-Ro e Terminal Intermodal (Ligação ferroviária) do Porto de Aveiro, seguindo-se a abertura dos trabalhos, pelo Eng.º Rui Paiva, administrador da APA, e pela Dr.ª. Elisabete Rita, directora geral da AIDA, afirmando que a presença da AIDA neste projecto contribui para ajudar o tecido empresarial da região a transportar os seus produtos para os mercados externos promovendo a competitividade das empresas. Posteriormente, Dr. Antonio Gamba, da Gotten Consultants, apresentou o projecto e o Prof. Luís Ferreira, da Universidade de Aveiro, fez a apresentação dos resultados do estudo.
Numa segunda fase da sessão de trabalhos, Dr.ª. Isabel Ramos, da Área de Desenvolvimento de Negócios da APA, efectuou a apresentação dos fluxos logísticos de importação e exportação dos portos parceiros, terminando os trabalhos com a intervenção de Dr. Eduardo Oviedo, dando a conhecer o Porto de Gijón e prestando informações e esclarecimentos aquando da sessão de debate, em conjunto com Dr.ª. Isabel Ramos.
Outra iniciativa realizada no âmbito do projecto, aconteceu em Outubro 2011, definida como Working Coffee subordinado ao tema “Exportar Via Marítima: uma solução competitiva”, dirigido a responsáveis de exportação, de transporte e de logística da indústria da região Centro, operadores logísticos, transitários, transportadores rodoviários, agentes de navegação, armadores e empresários em geral.
A sessão de trabalhos teve como principal finalidade dar a conhecer o estudo efectuado para a criação de novas Linhas de Transporte Marítimo de Curta Distância (Short Sea Shipping - SSS) e apresentação das novas linhas entre os mercados parceiros do projecto, Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Irlanda.
Os presentes tiveram, ainda, oportunidade de testemunhar a experiência de um Transportador Rodoviário como Utilizador da Solução SSS Gijón–Nantes representada pelo Sr. Raúl Busto, gerente dos Transportes Busto.
A significativa adesão a esta actividade revelou o potencial interesse dos presentes em encontrar soluções alternativas de transporte que respondam com eficácia ao trinómio preço-tempo-ambiente, proporcionando uma maior competitividade empresarial.
Dando continuidade aos trabalhos do Working Coffee, a AIDA e a APA, a 20 de Outubro 2011, fizeram-se acompanhar por um grupo de 11 empresários para participarem no Short Sea Shipping Atlantic Area Forum, que decorreu no Porto de Gijón.
O Fórum teve por finalidade apresentar as linhas marítimas existentes entre os países do Arco Atlântico, bem como proporcionar oportunidades de negócio, parcerias operacionais e comerciais entre os participantes.
Integraram o painel de oradores, entre outros, o Sr. José Alberto Franco do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (Portugal) abordando a importância do Transporte para as Regiões periféricas da Europa, o Sr. Luís Cuervo Spottorno, Comissário Europeu - Director Geral dos Assuntos Marítimos e Pescas, que expôs o tema da Estratégia Marítima no Atlântico: Novas oportunidades para as comunidades da costa Atlântica.
Tendo sido, igualmente, dado a conhecer os projectos europeus de logística e promoção de Short Sea Shipping: PROPOSSE, PROPS, SUPERGREEN e MIELE. A temática do Transporte Intermodal em 2011 bem como, os encontros de networking foram realizados na parte da tarde.
A iniciativa foi avaliada com sucesso e de grande interesse pelos presentes, reforçando, uma vez mais, a importante participação das empresas nos projectos, quer para o progresso económico do tecido empresarial da Região quer a nível nacional.