O Distrito de Aveiro tem apresentado, ao longo das últimas décadas, um dinamismo empresarial ímpar no contexto nacional. Caracteriza-se, actualmente, por uma forte densidade empresarial e por um aparelho produtivo em que predomina o sector industrial, com numerosas empresas de referência em Portugal e muitas das quais assumindo uma forte vocação exportadora.
O dinamismo económico do Distrito de Aveiro é uma realidade incontestável, reflectindo-se no número de empresas existentes, que em 2009, representavam cerca de 6,7% do total das empresas em Portugal, as quais contribuem com cerca de 4% do total de IRC pago no país. Efectivamente, e no peso da produção global do Distrito no total da produção nacional que atinge os 5,7%, valor superado apenas pelos Distritos de Lisboa e do Porto e situado significativamente acima dos Distritos vizinhos de Coimbra e de Viseu.
Outros indicadores colocam o Distrito de Aveiro numa posição de destaque em termos de desenvolvimento económico e empresarial. É o caso, por exemplo, do volume de negócios, do valor acrescentado bruto (VAB) ou, ainda, do volume de exportações das suas empresas, cujos valores são novamente superados apenas pelos Distritos de Lisboa e do Porto.
Fonte:Anuário Estatístico do I.N.E. 2010 (Edição de 2011)