Projectos - DIGIQUAL

 

Projecto nº: 041302 (POCI - 02-0853-FEDER-041302)

Designação do projeto: “DIGIQUAL - Qualificação para a economia digital na i4.0”

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Qualificação e Internacionalização das PME -Projecto Conjuntos – Qualificação das PME – Aviso nº 15/SI/2018

Objetivo principal: Pretende responder às necessidades do tecido empresarial nacional, com um conjunto de ações concretas, nomeadamente o incremento da eficiência e produtividade das PME na gestão dos seus processos de gestão e de negócio, através da desmaterialização desses processos, com a adoção de tecnologias da informação Cloud Based em regime SaaS.

Região de Intervenção: NUTS II Norte e Centro

Entidade beneficiária: AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

Data de aprovação: 09-04-2019

Data de início: 01-01-2019

Data de conclusão: 30-06-2022

Custo total elegível: 454.941,17€

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER: 251.354,99€

Apoio financeiro público nacional/regional: 0,00€

Síntese do projeto: Visa possibilitar às empresas a desmaterialização de processos de negócio e de gestão, nomeadamente Sistemas de Gestão normalizados e processos de apoio, com revisão e/ou implementação com suporte em tecnologias de informação Cloud Based em sistema SaaS, com alinhamento na I4.0.

 

Objetivos: Com a implementação do DIGIQUAL, junto das PMEs perspetiva-se alcançar os seguintes objetivos:

- Melhoria da eficiência dos Sistemas de Gestão normalizados, implementados ou a implementar nas empresas participantes, tornando os mesmos mais ágeis, passíveis de trabalho colaborativo e independente dos intervenientes, garantindo às empresas uma maior produtividade na gestão dos sistemas. Este objetivo pretende-se que seja alcançado pela revisão metodológica dos sistemas, com elevado grau de inovação organizacional, sendo essa metodologia baseada e suportada em soluções tecnológicas que permitam a desmaterialização dos sistemas no nível julgado adequado pelas organizações e permitido pelas soluções a implementar.

- Nos processos a intervencionar que não consistam em sistemas de gestão normalizados o objetivo é o mesmo, seja a introdução de metodologias inovadoras na gestão e operacionalização desses processos, seja a mais abrangente possível desmaterialização dos mesmos.

- A validação independentes dos processos desmaterializados, garantindo às empresas a sua adequabilidade aos objetivos definidos, com uma excelente relação entre os resultados e o esforço aplicado.

- Dotar as empresas de processos eficientes e tecnologicamente adequados à sua integração na economia digital e na Indústria 4.0, permitindo que a operacionalização e gestão dos processos intervencionados seja realizada, virtualmente, em qualquer parte do mundo, facilitando a tomada de decisão atempada e assertiva, com o incremento de competitividade que daí advirá.

- Permitir às empresas a partilha de informação e a interação com os seus stakeholders de forma simples e em tempo real.

 

Atividades:

O projeto encontra-se estruturado em 4 atividades que, de forma resumida, se passam a descrever:

I - Diagnóstico e Seleção Soluções SaaS e Cloud Based

Diagnóstico realizado em cada uma das empresas com base numa check list e guião pré-definido e comum a todas as empresas, que permitirá a abordagem coerente e comum das problemáticas que poderão ser alvo de intervenção no âmbito do projeto. Serão assim identificados os processos e/ou sistemas de gestão a intervencionar, bem como as soluções tecnológicas mais adequadas à realidade de cada empresa, sempre com a perspetiva de uniformidade, isto é, para um mesmo tipo de processo ou sistema de gestão a solução tecnológica deverá, sempre que possível, ser a mesma.

II - Subscrição inical "SaaS" (por solução SaaS e Cloud Based) e assistência técnica de configuração e parametrização

A partir do resultado do diagnóstico, as empresas participantes selecionarão as áreas de intervenção a abranger pelo projeto, sendo então realizada a subscrição inicial da solução Saas e Cloud Based adequada, e a respetiva configuração e parametrização.

III - Reengenharia, Otimização e Desmaterialização de processos

Se e quando adequado, a intervenção nas empresas incluirá a implementação inicial (no caso de a empresa não o ter) ou a revisão e otimização de Sistemas de Gestão, sendo a metodologia a utilizar adequada à desmaterialização com base na solução tecnológica selecionada, ou a reengenharia dos processos selecionados, sempre na perspetiva de otimização e introdução de metodologias organizacionais inovadoras, e naturalmente na perspetiva da respetiva desmaterialização, devendo esta ser tão abrangente quanto o possibilite o processo em si mesmo, e a solução tecnológica subscrita.

IV - Validação Independente - Auditorias de Certificação, por entidade Certificadora

No caso de intervenções ao nível de sistemas de gestão, e sempre que considerado adequado pelas empresas participantes, serão realizadas auditorias por uma entidade certificadora independente (APCER, SGS, BV, TUV, etc) que validará naturalmente o trabalho realizado quer ao nível da reengenharia e otimização do SG, quer ao nível da respetiva desmaterialização.

 

Resultados Esperados/Atingidos:

Para divulgar os resultados do projeto e disseminar as boas práticas, fazem parte deste plano as seguintes ações,

Plataforma de Comunicação e Disseminação de resultados

Será um dos meios privilegiados para a promoção, divulgação e disseminação de resultados do projeto dos eventos a realizar, bem como de disponibilização da informação às empresas como os guias de boas práticas e estudos realizados.

Guias de Boas Práticas

Tendo em conta as empresas a serem intervencionadas, os conteúdos a conceber terão uma abordagem pragmática, baseando-se em apresentações teóricas genéricas e simplicistas e focando essencialmente a apresentação de exemplos concretos de boas práticas implementadas.

Estes guias, a disponibilizar na plataforma de comunicação e disseminação de resultados, serão instrumentos de divulgação de boas práticas, bem como de suporte à consolidação das competências e qualificações no âmbito da atividade de consultoria no projeto os quais poderão ser utilizados pelas empresas.

Workshops de Benchmarking

Após produção de um conjunto de recursos sobre boas práticas, a AIDA pretende também dinamizar um workshop para a totalidade das empresas aderentes ao projeto e outras empresas e setores que tenham interesse em participar, com o objetivo de disseminar boas práticas nos domínios críticos de competitividade em que o projeto atuará e consequente consolidação dos modelos e instrumentos aplicáveis às diversas áreas e temas alvo de intervenção no projeto.

Seminário Final de Avaliação e Disseminação de Resultados do Projeto

No Seminário final vão ser apresentados os resultados do projeto, nomeadamente os case studies. Para além dos casos concretos serão ainda apresentadas as soluções tecnológicas utilizadas durante o projeto, reforçando assim a disseminação a outras empresas dos benefícios e vantagens competitivas associadas à desmaterialização de processos de negócio e de gestão, e respetiva disponibilidade em plataformas tecnológicas Cloud Based.

 

Outputs Atingidos:

A concretização do projeto permitiu reforçar e capacitar o tecido empresarial das regiões Norte e Centro para o desenvolvimento de bens e serviços, permitindo o incremento da eficiência e produtividade das PME na gestão dos seus processos de gestão e de negócio, através da desmaterialização desses processos, com a adoção de tecnologias da informação Cloud Based em regime SaaS.

 

De uma forma geral, tendo em conta os resultados e as dinâmicas geradas, as empresas passaram a encarar as metodologias e ações implementadas como fundamentais para a melhoria da sua competitividade, designadamente na redução de tempos e melhoria de indicadores/objetivos.

Com a conclusão das intervenções nas empresas, a AIDA CCI elaborou um conjunto de Outputs de resultados atingidos e o seu impacto, nas 29 empresas aderentes.

Assim os Outputs gerados foram os seguintes:

Elaboração de 3 Guias de Boas Práticas:

Elaboração de “Relatório de Avaliação de Resultados”, documento que tem por finalidade disseminar os resultados do projeto de forma global, para toda a comunidade empresarial.

Relatório de Avaliação de Resultados

 

Elaboração de “Estudo/Relatório Estratégico de Benchmarking”, cujo objetivo foi responder às necessidades do tecido empresarial, com um conjunto de ações concretas, nomeadamente o incremento da eficiência e produtividade das PME na gestão dos seus processos de gestão e de negócio, através da desmaterialização dos processos, com a adoção de tecnologias da informação Cloud Based em regime SaaS.

 

Estudo/Relatório Estratégico de Benchmarking

 

Para mais informações poderão os interessados entrar em contacto com os serviços técnicos da AIDA CCI, através do telefone: 234 302 492 ou s.carvalho@aida.pt (Susana Carvalho)