Projeto: 46010
Designação do Projeto: ADE - Aveiro Digital Export
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Objetivo principal: Capacitar as PME para a exportação através da utilização de canais digitais.
Região de intervenção: NUTS II, Centro e Norte
Entidade beneficiária: AIDA CCI
Data de aprovação: 2020-04-21
Data de inicio: 2020-01-01
Data de conclusão: 2022-12-31
Custo Total Elegível: 745.783,45
Apoio financeiro da União Europeia: Apoio FEDER não reembolsável no montante de 633.915,93 Euros
SÍNTESE DO PROJECTO
OBJETIVOS
- Capacitar, promover e incentivar as PME para a utilização de canais/plataformas digitais que potenciem o aumento das exportações
- Fomentar a valorização e transferência de conhecimento em matéria de internacionalização, a qualificação/capacitação dos recursos humanos apostando no desenvolvimento de novas e diversas áreas de competências tanto para as empresas como para o capital humano
- Apostar na promoção internacional integrada da oferta de marcas de excelência/produtos, bens e serviços do Distrito de Aveiro
ATIVIDADES:
Atividade 1_ PROSPECÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSO A NOVOS MERCADOS
Ação 1.1 - Survey Aveiro Digital Export
Os resultados do inquérito permitirão à AIDA CCI disponibilizar informação e prestar apoio às empresas no sentido de as capacitar para aumentarem as suas exportações, na perspetiva B2C e B2B.
O inquérito teve como objetivo compreender o perfil das empresas exportadoras; avaliar o seu grau de maturidade na utilização de canais digitais para exportação de bens/mercadorias; conhecer as prioridades e oportunidades de melhoria com recurso aos canais digitais.
Ação 1.2 - Estudo de melhores práticas de exportação em canais digitais | visualize aqui
Ação1. 3 - Guia para a exportação digital | visualize aqui
Ação 1.4 - Digital World Book | visualize aqui
Ação 1.5 - Guia de apoio ao investidor internacional | visualize aqui: versão resumida | versão longa
Ação 1.6 - Visitas de Prospeção aos mercados do Canadá, Dubai, Itália, Países Baixos e Japão.
Atividade 2_ PROCESSOS COLABORATIVOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO, PARTILHA DE CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO
Ação 2.1 - Portal AIDA CCI
Ação 2.2 - Manual de utilizador -Portal AIDA CCI
Ação 2.3 - Aveiro Digital Export White Papers
Ação 2.4 - Plataforma de gestão das PME
Ação 2.5 - Digital Labs
Ação 2.6 - Survey Aveiro Digital Export de impacto
Ação 2.7 - Sessão de capacitação sobre os mercados alvo
Ação 2.8- Relatório final Aveiro Digital Export
Ação 2.9 - Evento final Aveiro Digital Export
Atividade 3 _ PROMOÇÃO INTERNACIONAL INTEGRADA DA OFERTA DE BENS E SERVIÇOS DO DISTRITO DE AVEIRO
Ação 3.1 - Elaboração do plano de comunicação do projeto.
Ação 3.2 - Elaboração do estudo estratégico da marca Aveiro Digital Export
Ação 3.3 - Manual de Marca do projeto
Açâo 3.4 - Execução de Assessoria de Imprensa
Ação 3.5 - Desenvolvimento de media buying
Ação 3.6 - Gestão de redes sociais – Siga-nos! Visite-nos! Em | |
Ação 3.7 - Produção de material promocional e dos diferentes suportes de comunicação
Ação 3.8 - Desenvolvimento de reportagens fotográficas
Ação 3.9 - Participação institucional em feiras Internacionais nos mercados alvo
Atividade 4 _ GESTÃO E MONITORIZAÇÃO
Ação 4.1 - ROC
Ação 4.2 - Equipamento de Apoio ao projeto
Para mais informações contacte o GCI - Gabinete Comunicação e Imagem: Celeste Claro - c.claro@aida.pt T.: 234 302 497