Projectos - INOVMARKET II

Coofinanciado por:

 

Identificação e Enquadramento do Projeto

Projeto nº:  26351 POCI

Código da Operação: POCI-02-0752-FEDER-026351

Aviso: 21/SI/16

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Projetos Conjunto Internacionalização – FEDER

Designação do Projeto: Projeto INOVMARKETII

Investimento Total: 955 741,15 euros

Apoio financeiro da União Europeia (FEDER): 528 046,98 euros

Apoio financeiro público Nacional: 0,00 euros

Localização do Projeto: Norte e Centro

Data inicio: 2017-01-01

Data Conclusão: 2019-03-31

Síntese do Projeto:

Descrição:

Projeto conjunto à internacionalização, apresentado ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), com o objetivo Temático (OT3): reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas, foi aprovado ao abrigo do Aviso de Concurso para apresentação de Candidaturas “Aviso Nº 21/SI/2016”, de 27 de Setembro de 2016 e apoiado pelo FEDER no âmbito do Portugal 2020. O INOV_MARKETII2017/18 será desenvolvido, em 2 anos, preferencialmente nas regiões NUTS II: Norte, Centro, podendo serem incluídas empresas da região do Alentejo. Tem como público alvo as PME dos sectores de actividade da região de Aveiro, caracterizada pela sua multisectorialidade.

 

Objetivos:

Tem como prioridade potenciar a internacionalização das PME da região de Aveiro, através de acções que visem o conhecimento e prospecção de mercados (missões empresariais, missões de importadores e participação em feiras) e de dinamização de acções de marketing internacional pela introdução de uma ferramenta inovadora que permite optimizar e maximizar a internacionalização das PME.

Foram criadas parcerias associativas, que vêm a ser desenvolvidas em projectos anteriores, nomeadamente uma articulação entre a AIDA, ANEME e AIMMAP no sentido de operacionalizar a organização de algumas feiras: MIDEST (frança), Subcontratación (Bilbao) e Hannover Mess (Alemanha).

Relativamente às actividades a desenvolver centram-se em 6 áreas de actuação, nomeadamente:

1 – Realizar workshops sobre diversas temáticas, designadamente: “Estratégias de negociação e regras protocolares nos EUA e Canadá” ; “As especificidades do protocolo empresarial russo” e  Workshop final de encerramento

2 – Efectuar visitas de prospecção a novos mercados ( Alemanha, Austrália e Canadá), com o objectivo de conhecer, reunir e identificar entidades oficiais, associações empresariais e outros agentes económicos facilitadores de futuros contactos a efetuar pelas PME portuguesas no apoio ao processo de internacionalização.

3 – Promover a participação das empresas em feiras internacionais através de um stand colectivo e em parceria com outras associações, em particular nas feiras de Hannover Messe, Subcontratación, MIDEST e Cuba Industrial.

4 -  Promover as Missões Empresarias de Prospecção a  mercados internacionais as quais nalguns casos irão coincidir com feiras internacionais, a saber: Perú; Emirados Árabes Unidos; Estados Unidos da América; Cuba; Colômbia; Rússia; Canadá; Austrália; Panamá; Chile e México.

5 – Promover a vinda de importadores ao Distrito de Aveiro provenientes de França e EUA, Canadá e Alemanha com o objectivo de reforçar e consolidar entrada das empresas e dos produtos da região nesses mercados.

6 – Realizar um estudo sobre “oportunidades de Negócios nos Estados Unidos e Canadá”

7 - Criar uma plataforma TOMI OUTDOOR X55, software digital interactivo em regime de outdoor, pioneiro à escala mundial, que opera em rede, disponível 24 horas por dia para prestar informação empresarial, industrial e urbana.

 

Para mais informação poderão os interessados entrar em contacto com os serviços técnicos da AIDA, através do telef: 234 302 493 ou c.vieira@aida.pt (Carla Vieira)